Sábado, 22 de Março de 2008

Francisco Simões, 1993- escultura com imagens em mármore.
De Noémia a 10 de Novembro de 2010 às 20:07
Vou directa á Pergunta: O que representam essas três estatuas de Francisco Simoes , na area de serviço de Leiria..?? sabe?? perguntei lá mas a resposta de uma simpatica funcionária não me convenceu.
Muito obrigada
Noémia
De
olhadela a 11 de Novembro de 2010 às 16:05
OLá, também não sei. Quando vi a primeira vez pensei que tivesse a ver com Fátima.
De Anónimo a 3 de Janeiro de 2018 às 11:15
Também fique intrigado...
Trata-se do grupo escultórico “Flores de Verde Pinho” (mármore),
Área de Serviço da Shell, Leiria de Francisco Simões, 1993. Junto deste existe um painel de mármore com o texto mais conhecido do trovador que reinou entre 1279 e 1325 das "cantigas de amigo"mais conhecidas de D. Dinis.
"(...) Voss' me pergvntades pelos voss' amado, e ev be vos digo qve é viv' e sano. Ay Devs é hv' é ? "
Trata-se de uma cantiga de amigo, isto é, de um texto em que podemos imaginar a voz de uma mulher a falar do seu namorado.
Nas primeiras quatro estrofes, a mulher dirige-se às flores, perguntando-lhes se sabem notícias do amado que teria combinado um encontro. Presa da ansiedade, a mulher parece pensar que ele faltará a esse encontro. Por outro lado, o facto de ter como único confidente a Natureza quer dizer que, neste momento, a mulher está sozinha, o que nos pode levar a pensar que seria um encontro amoroso num local isolado.
Nas últimas quatro estrofes, as flores, surpreendentemente, respondem-lhe, garantindo que o amado irá cumprir o prometido. Sabendo-se que as flores não falam ou que, pelo menos, não conseguimos ouvi-las, provavelmente funcionam, aqui, mais como a manifestação do desejo que a própria senhora sentiria.
O que levaria um homem a escrever, assumindo uma voz feminina? Provavelmente, seria uma maneira de imaginar uma situação por ele desejada: um encontro a sós com uma mulher que o espera ansiosamente.
Adapato do texto de 6/10/2011 por António Fernando Nabais
De Anónimo a 3 de Janeiro de 2018 às 22:54
agradeço a informação.
Comentar post